ARTIGOS

A DANÇA DA RAÇA: LITERATURA E RACISMO CIENTÍFICO NO BRASIL.
      Raul Azevedo de Andrade Ferreira*

A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR PESQUISADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Terezinha Bazé de Lima* Nara Maria. F.Q. Sgarbi** Mariléia Rojas Gauna***

CONFINAMENTO E RESISTÊNCIA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
      Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi* Marlon Leal Rodrigues** Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo***

INFLUÊNCIAS INTERLINGUÍSTICAS DA FALA NA ESCRITA DE CRIANÇAS MULTILÍNGUES
      Rosemari Lorenz Martins* Simone Bohrz Pacheco*

MASCULINIDADE HEGEMÔNICA E CULTURA: RELAÇÕES DE UMA SOCIEDADE E SEUS REFLEXOS EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DE MINAS
      José Joel Corsini da Silva Junior* Terezinha Richartz**

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: MONOLINGUISMO E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
      Lidiane Silva Andrade Martins* Claudete Cameschi de Souza**

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES PARA A EAD
      Débora Liberato Arruda Hissa* Márcia Roxana da Silva Regis Arruda** Karine Nascimento Portela***

(DES)TERITORIALIZANDO A ALTERIDADE: O MORADOR DE RUA ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NAS MALHAS DISCURSIVAS DO YOUTUBE
      Lucas Rodrigues Lopes* Ederson Luís Silveira**

USOS LINGUÍSTICOS E DISCRIMINAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA VALORIZAÇÃO SOCIAL DA NORMA CULTA NO PORTUGUÊS DO BRASIL
      Emílio Soares Ribeiro*