ARTIGOS

A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
      Renata Aparecida Ianesko* Odete Burgeile**

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA BRASILEIRAS EM CENTROS CULTURAIS LOCALIZADOS NA AMÉRICA DO SUL
      Leilane Morais Oliveira*

A ORALIZAÇÃO DO CONTO JAPONÊS MUKASHI BANASHI COMO FERRAMENTA PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA JAPONESA
      Maria da Glória Magalhães dos Reis* Kimiko Uchigasaki Pinheiro**

A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL: OLHARES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
      Joe Graeff Filho* Arlinda Cantero Dorsa** Leandro Henrique Araújo***

ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DA LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
      Michelle Nave Valadão* Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves**

 

ABRIL INTERDISCIPLINAR AÇÕES PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS COM A LINGUAGEM NO IFAM
  Judson Medeiros Alves* Robson Fonseca Simões**

 

ADAPTAÇÕES DO ESPANHOL PARA O PORTUGUÊS COM O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO
      Gracyella Gonzaga Arantes* Nataniel dos Santos Gomes**

 

AGENTES DA APRENDIZAGEM RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.
      Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra* Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro** Andréia Mello Rangel***

 

ANÁLISE DO DISCURSO A CAMINHADA DE PÊCHEUX, E CONCEITOS BASILARES DA TEORIA
    Valter Souza da Silva* Marlon Leal Rodrigues**

 

AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA PELO SURDO.
      Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros* Jéssica Rabelo Nascimento** Jessica Patrícia de Oliveira Borges***

 

CASA FAMILIAR RURAL UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA À ALUNOS DO MEIO RURAL
     Jaciele Hosda* Gustavo Biasoli Alves**

 

GÍRIAS NOS QUADRINHOS: ADAPTAÇÕES DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS
      Gracyella Gonzaga Arantes* Nataniel dos Santos Gomes**

 

LEITURA: TEORIA E MÉTODO NA PRODUÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO
     Maria Lucia Loureiro Paulista*

 

LETRAMENTO CRÍTICO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, CURRÍCULO E DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REFERENCIAM O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO BRASILEIRO
     Eliana Aparecida Prado Verneque Soares*

 

LÍNGUA ESPANHOLA E LETRAMENTO CRÍTICO: EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES CIENTÍFICO
      Flávia Karolina Lima-Duarte*Sérgio Ifa*

 

LIBERDADE E IGUALDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA DISCURSIVIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS*
      Mariana Jantsch de Souza **

 

NARRATIVA E SILÊNCIO INDÍGENA NAS CANÇÕES DE RAP DO BRÔ MC’S
      Lucinéia Ramos**

 

FRONTEIRA(S) PARAGUAI/BRASIL: NARRATIVAS SOBRE (DE)COLONIALIDADE, CULTURAS, LÍNGUAS E IDENTIDADES
      Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros*

 

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB UMA PERSPECTIVA PLURILÍNGUE: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
      Ricardo Luiz Teixeira de Almeida* Flávia Matias Silva*

     

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CURRÍCULO REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I: A NECESSIDADE DE SE REVER O PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES PRÉ E EM SERVIÇO.
      Fábio Luiz Villani *

 

O MULTICULTURALISMO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
      Maria Gabriela Silva Pileggi*

 

PARA QUE A LÍNGUA DEIXE DE SER UMA FRONTEIRA PARA OS REFUGIADOS: PROPOSTAS DA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO
      Débora Luciene Porto Boenavides*

 

PATRIMÔNIO, LÍNGUA E INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS E SABERES
      Laura Janaina Dias Amato* Andrea Yulli Ruiz**

 

 

REMEMORAÇÃO E ESQUECIMENTOS: IMIGRAÇÃO, ALTERIDADE E EFEITOS DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE INGLÊS E EM SUA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
      Kátia Honório do Nascimento*

 

POR UMA CONCEPÇÃO DE ESCRITA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: A PESQUISA-AÇÃO E SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
      Sibely Oliveira Silva*

 

PRÁTICAS DOCENTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: TRÊS EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
     Maria Sílvia Cintra Martins* Natália Freire Bellentani** Gláucia Regina Gomes Carvalho*** Poliana Bruno Zuin****

 

PRÁTICAS VOLTADAS À GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NOS ENTRECRUZAMENTOS CULTURAIS
     Mikaela Disperati Santos Soares* Lilia Odete Nantes de Oliveira** Saulo França Brum*** France Ricardo Marques Gonzaga****

 

UM HISTÓRICO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA SURDOS SINALIZANTES: DA LEI DE LIBRAS AO MOVIMENTO EM PROL DA ESCOLA BILÍNGUE
     Andreza Nora *